O Hidrante é um dos principais dispositivos para combate aos casos de incêndio, que se utiliza do resfriamento como um dos métodos de extinção do fogo conhecidos. O dispositivo possui a função de fornecer água para o combate às chamas. Precisa de ajuda? Somos a empresa BRIGGS, especializada em Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios no RJ. Atuamos na instalação e manutenção destes equipamentos. Entre em contato e iremos até você!
O hidrante é um dispositivo utilizado para disponibilizar água ao sistema de combate a incêndio, auxiliando no controle e na extinção das chamas. Sua estrutura é composta por tubulação resistente à chamas, e possui válvulas que liberam a água quando são acionadas. O equipamento fica conectado ao sistema de abastecimento de água público ou privado com o objetivo de impedir as formas de propagação do calor ao resfriar o ambiente e apagar as chamas.
A instalação de sistema de hidrante é obrigatória por lei em construções classificadas com maior risco de incêndio, conforme o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP) e as instruções técnicas da norma ABNT NBR 13714. É um dispositivo com alta eficiência na missão de salvar mais vidas, é usado pelo Corpo de Bombeiros e brigada de Incêndios, e sua ausência é passível de multa. Quer saber se o seu prédio, comércio ou casa se enquadra nesta classificação? Fale com a gente aqui!
Você já entendeu para que serve o hidrante mas qual o modelo para o seu edifício ou comércio? Há diversos tipos de hidrantes que podem ser instalados na sua edificação, porém depende qual o modelo ideal para combater as chamas neste cenário.
É um dos mais conhecidos por ser visto em vias públicas. O dispositivo, também conhecido como Hidrante de rua ou Hidrante de Solo, é instalado no chão e geralmente é usado pelo corpo de bombeiros.
Provavelmente, pode ser o modelo que você tem no seu prédio! Ele costuma ficar instalado, como o nome já diz, nas paredes de edifícios, centros comerciais na Caixa de Hidrante ou Abrigo de Mangueira – O dispositivo, geralmente, é conectado a uma mangueira para o rápido acionamento em caso de emergência.
Costuma ser instalação no chão, na frente de edifícios, pois é uma extensão da rede de combate a incêndios. Pode ser identificado pela tradicional tampa vermelha de ferro que protege o equipamento da chuva e sol. Ele é utilizado pelos bombeiros na chegada à ocorrência, para garantir o abastecimento contínuo do sistema.
O dispositivo também pode ser visualizado em locais privados de grande circulação, como indústrias e armazéns.
A título de curiosidade, o modelo mais comum no Brasil é o Hidrante Úmido, que possui esse nome por sair água de sua tubulação. Porém, existe também sistema de hidrante seco para locais que há o risco de congelamento, como é o caso de países com invernos mais rigorosos e a câmara frigorífica.
O hidrante faz parte parte do Sistema Hidráulico de uma edificação e conta com válvulas, mangueiras de incêndio, esguichos e bombas de pressurização que contribuem para rápida e efetiva saída de água. A forma como será acionado e qual o tipo ideal a ser instalado é mensurada no Projeto de Incêndio que deve ser feito por uma empresa especializada, como a BRIGGS. Porém, em linhas gerais, o sistema conta com alguns elementos importantes:
1 – Reserva Técnica: Também conhecido como Reserva de Incêndio, é um fração do reservatório de água de uma edificação, e é imprescindível para garantir que o sistema de incêndio tenha água disponível para os hidrantes e sprinklers.
2 – Bombas de pressurização: São importantes para garantir forte pressão hidráulica em caso de acionamento, o que significa que a água permanece em constante pressão nas tubulações. Geralmente, esse sistema está alocado em uma casa de máquinas.
3 – Hidrante: Dispositivo destinado ao fornecimento de água para o combate a incêndios, dotado de uma válvula que, aberta, faz com que a água chegue até a mangueira ou demais equipamentos.
4 – Mangueiras, esguichos e chave storz: Estes equipamentos conectam-se ao hidrante, garantindo a saída da água.
O Hidrante é importante para o Combate ao Fogo, por isso é importante garantir o funcionamento em caso de incêndio. A BRIGGS pode realizar a manutenção corretiva e preventiva do seu sistema hidráulico. Quer saber mais? Entre em contato aqui para garantir a sua Segurança Contra Incêndio!
Investir no Sistema de Hidrante de qualidade é importante para preservar a sua vida e seu patrimônio. Não esqueça de levar em consideração a qualidade do equipamento e serviço que será realizado para garantir o bom investimento do seu dinheiro. Saiba porque a equipe BRIGGS recomenda que você realize a instalação ou manutenção do seu sistema AGORA:
Proteção à vida e ao meio ambiente pois é uma das principais ferramentas no combate ao fogo.
Diminui a proporção de desastres e perdas financeiras por sua rápida atuação contra as chamas (que é formada por combustível, comburente e calor). Valoriza o imóvel.
É lei! Você pode ser multado caso não cumpra as normas legais como o Código de Segurança do Corpo de Bombeiros do RJ.
Facilita a atuação dos bombeiros ou da equipe da brigada de incêndio.