Briggs Fire

RETESTE DE MANGUEIRA DE INCÊNDIO

RETESTE DE INCENDIO DE MANGUEIRA

VOCÊ SABIA QUE É NECESSÁRIO FAZER TESTES PERIÓDICOS NA MANGUEIRA DE INCÊNDIO?

A mangueira de incêndio é um item fundamental no combate ao fogo, sendo usada para conter e apagar as chamas. Porém, para garantir o seu pleno funcionamento, segundo a norma ABNT NBR 12779:2009, é necessário realizar manutenções periódicas.

No caso da mangueira, é necessário submetê-la ao teste hidrostático, que irá atestar o pleno funcionamento da mesma. A BRIGGS possui diversas opções de contratos e vistorias que irão garantir a integridade das mangueiras de incêndio para pronto uso.

Checklist de qualidade aprovando

MAS O QUE É O TESTE HIDROSTÁTICO NA MANGUEIRA DE INCÊNDIO?

O teste hidrostático é um procedimento técnico que consiste no acoplamento da mangueira de incêndio em um equipamento de pressurização com o objetivo de elevar à pressão dentro da mangueira. Dessa forma, será verificado a resistência da borracha interna, possíveis pontos de vazamento,  funcionamento da mangueira e integridade dos componentes de acoplamento.

As mangueiras de incêndio estarão aprovadas após a validação dos critérios de inspeção e o teste de pressão estarem finalizados sem qualquer tipo de vazamento ou avaria identificado, certificando a conformidade do equipamento.

Mangueira de combate a incêndio

MANGUEIRA DE INCÊNDIO PRECISA DE MANUTENÇÃO?

As mangueiras também precisam passar por inspeção visual e dimensional, levando em consideração uma série de critérios que farão parte de um relatório técnico contendo dados como: identificação, fabricante, diâmetro, comprimento, tipo e outros.

A inspeção visual busca por inconsistências na borracha de vedação, por amassados ​​ou deformações nas conexões de metal, por furos no tecido e outros danos que podem impactar no funcionamento. 

Já a inspeção dimensional visa garantir que a mangueira deve apresentar comprimento não inferior ao seu comprimento nominal (limitado ao máximo de 3%). A BRIGGS realiza todos os tipos de manutenção que você precisa para garantir a segurança da sua edificação contra incêndio!

Mangueira de combate a incêndio

QUAIS OS TIPOS DE MANGUEIRA DE INCÊNDIO?

As mangueiras são classificadas em 5 tipos, sendo levado em consideração a pressão máxima, local de aplicação e condições de abrasividade.

Uso: Edifícios residenciais
Pressão de trabalho: 10 kgf/cm².
Diametros: 1.1/2″
Cor: Branca
 
Por ser permitida exclusivamente para uso em edificações residenciais, não é necessária uma resistência à altas pressões e abrasão. Afinal, edifícios em geral não apresentam ambientes muito adversos que possam prejudicar a mangueira.
 
Ela é composta por um tubo interno de borracha e reforço têxtil (tipo tela em poliéster) por fora.
Uso: Edifícios comerciais, industriais e Corpo de Bombeiros
Pressão de trabalho: 14 kgf/cm².
Diametros: 1.1/2″ e 2.1/2″
Cor: Branca
 
Edificações comerciais e industriais geralmente são dotadas de uma bomba de incêndio mais robusta, portanto as mangueiras desse tipo tem maior resistência a pressão.
 
Similar a mangueira Tipo 1, essa mangueira também é composta por tubo interno de borracha e reforço têxtil (tipo tela) por fora. Entre todos os tipos de mangueira, essa é a mais utilizada no mercado.
Uso: Área naval, industrial e Corpo de Bombeiros
Pressão de trabalho: 15 kgf/cm².
Diametros: 1.1/2″ e 2.1/2″
Cor: Branca
 
Similar a mangueira Tipo 2, essa mangueira recebe um reforço têxtil formando uma capa dupla, garantindo maior resistência a ruptura, abrasão e deterioração.
Uso: Industrial
Pressão de trabalho: 14 kgf/cm².
Diametros: 1.1/2″ e 2.1/2″
Cor: Vermelha
 
Determinados locais de uma indústria, podem apresentar superfícies que geram desgastes na mangueira (asfalto, pedrisco) provocando furos que acarretarão na perda de eficiência em combate e futura condenação nos ensaios hidrostáticos anuais.
 
Portanto as mangueiras de incêndio tipo 4 são construídas internamente com tubo de borracha sintética, com reforço têxtil em fio poliéster e revestida externamente com uma camada com mistura de PVC e Borracha Nitrílica.
Uso: Industrial
Pressão de trabalho: 14 kgf/cm².
Diametros: 1.1/2″ e 2.1/2″
Cor: Preta
 
Adicionalmente ao cenário da mangueira tipo 4, as mangueiras do Tipo 5 são projetadas para suportar também contato com superfícies quentes e produtos químicos.
 
Portanto é a mangueira com maior resistência a perfurações, cortes, temperaturas elevadas e a produtos químicos.
manutencao

QUANDO FAZER A MANUTENÇÃO DA MANGUEIRA DE INCÊNDIO??

Inspeção – 6 meses

Todas as mangueiras de incêndio devem passar por inspeção visual a cada 6 meses. No entanto recomenda-se maior frequência para mangueiras dos tipos 2, 3, 4 e 5 quando expostas à condições agressivas.

Manutenção – 12 meses

Têm caráter preventivo e corretivo, e devem ser realizadas a cada 12 meses, garantindo o ensaio de uso, identificação, armazenamento correto e o registro das datas de controle.

Faça a manutenção da mangueira de incêndio com a briggs

Qualidade

Somos credenciados pelo CREA, INMETRO e CBMERJ. Somos parceiros das principais marcas do mercado.

Atendimento

Possuímos uma equipe de engenharia especializada e contamos com uma central de atendimento automatizada.

pós-venda

Possuímos equipe técnica externa para rápida assistência e contamos com Contratos de Manutenção para prevenção contínua.