Precisa de um Projeto de Incêndio para o seu prédio ou empresa, ou da Legalização junto ao Corpo de Bombeiros e não sabe por onde começar? A BRIGGS é especialista em Prevenção e Combate a Incêndios, credenciada pelo Corpo de Bombeiros, e oferece tudo o que você precisa em um só lugar! Com mais de 7 anos de experiência no mercado, atuamos em todas as etapas, desde o levantamento arquitetônico até a legalização das instalações junto ao Corpo de Bombeiros. Nossa equipe é composta por engenheiros civis, de segurança, eletricistas e técnicos especializados no segmento de incêndio.
O Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico é um documento técnico que mapeia os pontos sensíveis de um prédio, identifica as melhores soluções de combate e, por fim, reúne o conjunto de medidas de segurança contra incêndio e pânico que devem ser tomadas. Desde o projeto de arquitetura até a instalação e certificação, a BRIGGS possui uma equipe especializada que darão o suporte necessário.
O Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio deve ser apresentado junto ao Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, de forma a esclarecer os riscos do edifício. Sendo aceito, a instituição emite um documento oficial chamado Laudo de Exigências (LE).
Sendo assim, apoiamos a edificação na realização das instalações das medidas de segurança e apresentamos um laudo de responsabilidade técnica que confirme que as medidas foram seguidas. Após a validação, o CBMERJ atesta o Certificado de Aprovação (CA) da edificação, documento que garante a conformidade legal e que possibilita o obtenção do Alvará de funcionamento com a Prefeitura, em caso de novos edifícios.
A Assessoria de Incêndio é fundamental neste processo de validação junto ao Corpo de Bombeiros, afinal, são muitas leis e normativas que regulamentam o Sistema de Prevenção e Combate em edifícios. A nossa empresa dará todo o suporte legal para evitar surpresas ao longo do processo.
É necessário realizar o Projeto de Incêndio em casos de construção de novos edifícios, legalização de empresas em novo endereço ou quando houver atualizações e modificações na área construída. Essas alterações podem incluir mudança de destinação, troca de propriedade ou ampliação do perímetro construído.
As medidas de segurança são projetadas de acordo com a classificação do risco de incêndio do local, que pode ser classificado como pequeno, médio ou grande, conforme estabelecido pelo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do CBMERJ.
Análise do tipo de edifício para identificar o processo de legalização que deve ser realizado. A BRIGGS irá realizar uma avaliação técnica para enquadrar as necessidades do cliente e da edificação junto as leis do estado do Rio de Janeiro.
Projeto de Arquitetura: Necessário identificar se a edificação possui um projeto arquitetônico atualizado. Caso não tenha, nossa equipe fará o levantamento arquitetônico completo. Se existe um projeto antigo, vamos precisar digitalizar e vistoriar para montar a planta fiel à área construída atual.
Solicitação de documentação do prédio: Deve ser entregue um conjunto de documentos (convenção, contrato social, RGI e demais documentos) que contribuam para o entendimento do funcionamento do local.
Estudo da edificação: A equipe da BRIGGS irá analisar todos os pontos a partir das normas de segurança e dos bombeiros.
Mapeamento dos pontos de risco: Análise das áreas de maior circulação para garantir um fluxo de evacuação eficiente e maior segurança em caso de incêndio. Com base nesse estudo, a equipe da BRIGGS irá posicionar estrategicamente os dispositivos de combate a incêndio, assegurando que estejam nos locais mais adequados conforme as normas dos bombeiros.
Laudo de Exigências: A BRIGGS dará entrada do projeto no Corpo de Bombeiros e após sua aprovação, será emitido um Laudo de Exigências do CBMERJ.
Instalação de Sistema de Incêndio: Deve ser feita a implantação de todos os itens previstos no Laudo de Exigências emitido pelo Corpo de Bombeiros. A BRIGGS irá planejar a execução dos serviços de instalação e adequação, e para isso contamos com uma equipe formada por técnicos especializados na área de incêndio e engenheiros da empresa.
Vistoria técnica: Será realizada uma vistoria técnica pela equipe de engenharia da BRIGGS para certificar que todos os itens previstos no Laudo de Exigências foram implantados. A empresa emitirá um documento chamado de Laudo circunstanciado, que atesta a conclusão.
Certificado de aprovação: As informações da vistoria técnica junto com o Laudo de Exigência serão apresentados pela BRIGGS ao Corpo de Bombeiros para dar entrada no Certificado de Aprovação. Após a validação e emissão deste documento, o prédio estará legalizado junto ao Corpo de Bombeiros e mais seguro em caso de incêndio.
Não é toda edificação que precisa passar por todos os passos do Projeto de Incêndio, depende do tamanho e das peculiaridades de cada uma. Por isso, é fundamental esta análise prévia realizada pela BRIGGS que pode proporcionar economia e mais agilidade no processo.