Começou um incêndio, como posso identificar de forma rápida o local exato das chamas? O Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio é a principal solução para garantir a rapidez no combate ao fogo. A BRIGGS é especializada na instalação e manutenção destes dispositivos, o que significa que a nossa empresa irá garantir não apenas o bom funcionamento como também a interligação com os Sistemas de Combate a Incêndio, como extintores e hidrantes.
Este é um sistema atua na identificação precoce dos sinais de incêndio e no alerta para combate e evacuação. Para isso, podem ser usados alguns equipamentos, segundo as normas de segurança contra incêndio, como o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP):
A detecção é feita através de sensores, que podem identificar diversos elementos presentes em um princípio de incêndio. Estes podem ser: Detector de Fumaça; Detector de Calor; Detector de Chama; e Detector de Gases. O dispositivo correto que deve ser instalado na sua edificação será identificado por meio na equipe qualificada da BRIGGS, que irá seguir a Legislação do Corpo de Bombeiros do RJ. Eles devem ser instalados em pontos estratégicos e identificados para contribuir com a rápida identificação do foco das chamas.
Os sensores são unificados na Central de Incêndio. A partir do momento que um dispositivo detectar o princípio de incêndio, irá enviar esta informação para a Central, que irá alarmar a ocorrência e acionar o sistema de combate. Dependendo do modelo e da configuração, este dado pode chegar para a central de comando da edificação ou, até mesmo, no celular do dono de um comércio, por exemplo. Em caso de prédios ou locais amplos, é comum a instalação também de Painéis Repetidores de Alarme, que irão reproduzir as informações da central.
Os dispositivos sonoros são fundamentais, pois irão chamar a atenção das pessoas em caso de evacuação e dos profissionais para tomarem as devidas providências.
Permite a ativação manual do sistema de alarme, o que significa que qualquer pessoa pode acionar antes mesmo dos dispositivos de detecção alarmarem.
O nobreak e demais baterias de Backup são importantes para que o sistema continue funcionando mesmo em queda de energia, o que acaba sendo normal em casos de incêndio.
Através da tecnologia, os sensores irão identificar a fumaça, o calor, as chamas ou gases e alarmar na central de incêndio. Este produto estará conectado com dispositivos de Combate a Incêndio que serão ligados para evitar a propagação do fogo e, até mesmo, apagar completamente as chamas sem a necessidade de intervenção humana.
Existem dois sistemas mais conhecidos. A Detecção e Alarme Endereçável é mais complexa e também mais cara. Em caso de incêndio, a central de comando conseguirá identificar qual o sensor foi ativado e qual a localidade exatamente. Isto acontece porque cada dispositivo possui um “endereço único” dentro da central, o que permite identificar rapidamente o ponto vulnerável.
Já o Sistema de Alarme e Detecção Não Endereçável ou Convencional, a identificação é feita por zona. Os dispositivos serão agrupados por áreas da edificação e, caso um sensor seja ativado, a Central irá ativar a região como um todo.
A equipe da BRIGGS irá analisar qual o sistema é ideal para o seu caso, junto com o Projeto de Incêndio pré-definido. Apesar da segunda opção ser mais em conta, ela é mais usada em edificações menores ou de riscos moderados, como lojas e residências.
O sistema de alarme complementa a detecção e vice-versa. O sensor, seja de fumaça, chama, gás ou calor irá identificar a ocorrência e informar a central de comando sobre o princípio de incêndio. E, neste ponto, entra o alarme que irá anunciar para os profissionais responsáveis e civis de forma que possam tomar as providências necessárias de combate e evacuação.
Sendo mais aconselhável para residências, prédios antigos e locais de difícil acesso, o Sistema de Alarme sem fio já é uma realidade! Neste caso, a comunicação do Sensor de Incêndio, alarme e mais com a central é feita através do wireless, sem a necessidade de passagem de cabeamento por todo o perímetro.
Os diferenciais do sem fio são a facilidade de instalação, mais tecnologia, flexibilidade ao realocar os sensores e, principalmente, menor intervenção de infraestrutura na edificação. Quer saber se funcionaria no seu caso? Entre em contato com a BRIGGS, o nosso técnico irá analisar o seu caso e faremos um orçamento gratuito.
Os produtos de Detecção e Alarme de Incêndio precisam ser homologados pela ANATEL. Porém existem certificações internacionais muito importantes no segmento como a Certificação UL (Underwriters Laboratories), a Certificação FM (FM Approved) e a Certificação CE (União Européia).
Todas estas não são obrigatórias nos dispositivos a serem instalados no Brasil, mas vale destacar que algumas empresas e indústrias nacionais exigem para garantir a qualidade.
Investir no Sistema de Detecção e Alarme é fundamental não apenas para preservação da vida como para se adequar as normas governamentais. Saiba porque a equipe BRIGGS recomenda que você realize a instalação ou manutenção do seu sistema AGORA:
Proteção à vida e ao meio ambiente com a detecção precoce de incêndios, o que evita ocorrências e vítimas.
Contribui para a preservação em bom estado do seu patrimônio, evitando desastres e perdas financeiras.
Redução do custo de seguros pelo menor risco de acidentes.
É lei! Você pode ser multado caso não cumpra as normas legais como a norma NBR 17240 de Sistemas de Detecção e Alarme de incêndio, presente na ABNT, ou o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP), regulamentado pelo Corpo de Bombeiros do RJ.